sábado, 19 de janeiro de 2008

Como identificar um modelo da Veraneio? Saiba aqui!












Atualmente, distingüir o modelo de uma Veraneio se torna complicado quando não se conhece as características originais de cada modelo, porque durante muitos anos alguns donos podem ter feito algumas alterações no veículo. Mas, você leitor, que tem "dificuldades" em identificar as direrenças de cada modelo, aprenda aqui como o fazer!

Uma das primeiras características a se observar é a dianteira da Veraneio. Nos primeiros anos de fabricação, de 1964 até 1971, quando ainda era muito conhecida não como Veraneio, mas sim como C-1416, vinha com o conhecido "capô baixo", e com os interessantes quatro faróis, dois de cada lado da grade cromada do radiador(ver fotos).
A partir de 1972, a "C-1416" já conhecida como Veraneio, abandonava os quatro faróis, e passava a vir somente com dois faróis, um de cada lado da grade cromada do radiador. Mas permanecia com o conhecido "capô baixo".

Note: A Veraneio de 1964 até o início de 1979, mesmo com as leves mudanças na dianteira, sempre permaneceu com o painel de metal, de acabamento caprichado. E somente após o final de 1979 abandonou o painel de metal e passou a vir com painel "emborrachado", também de bom acabamento.

A partir do final de 1979, quando a Veraneio passou a vir como modelo 1980 e com a novidade do motor diesel, sofreu as últimas alterações na dianteira e leves alterações internas, mantidas até o último ano de fabricação(1988). A dianteira abandonava o conhecido "capô baixo", que por sua vez foi substituído pelo também conhecido "capô alto" e a grade do radiador deixava de ser de metal e bastante resistente, sendo substituída pela grade de plástico menos resistente. Não é que a grande de plástico seja "ruim", o problema é que quando a Veraneio é equipada com o motor diesel Perkins Q20B 3.8, por sinal muito vibrante, a dianteira "treme" muito, implicando em dafinicações na grade. Mas quando a Veraneio não é equipada com o motor diesel, a grade de plástico ganha maior durabilidade. Mas isto depende muito do uso do carro. Na parte interna, a Veraneio abandonava o painel de metal, muito bonito e bem-acabado e passava a vir com o painel "emborrachado" mais moderno, muito bonito e também bem-acabado.

OBS: Como dito no início, algumas pessoas fazem alterações na dianteira do carro, quase sempre trocando os capôs, alto pelo baixo ou o inverso. Algumas pessoas também trocam a grade, na maioria das vezes a de plástico pela de metal(mais resistente), mas também ocorre o inverso.
A única característica que permite o reconhecimento de cada modelo, mesmo com alterações na dianteira, é o painel! Lembre-se sempre: painel "emborrachado" implica nos modelos do final de 1979 até o final de 1988. Painel de metal implica nos primeiros modelos, de 1964 até o início de 1979.

Feito por: César Augustto; Idéia da matéria: Guilherme

O que achou da matéria? Não deixe de comentar!

* Clique nas fotos para ampliá-las.

4 comentários:

Guilherme disse...

Olá César!! Mais uma vez você está de parabéns! As duas últimas matérias ficaram excelentes, continue assim!

Guilherme disse...

Ah, a grade de plástico que você falou aí no texto seria a daquela Veraneio dourada em uma das fotos?

César Augustto disse...

Olá Guilherme, obrigado pelos elogios! Quanto a grade de plástico, é isso mesmo, é a referente a Veraneio dourada. César Augustto.

jesse disse...

lembrado que o painel das veraneio1964 até1968 é diferente é um painél só e não 2 relogios